Scroll Top

Ganho de Massa Muscular Nutrição Saúde Suplementos

Creatina: Melhora o desempenho?

Pesquisas mostram que suplementos de creatina ajudam nos treinamentos de alta intensidade para atividades explosivas. Mais uma grande quantidade é prejudicial?

Creatina como tomar

A creatina é uma proteina natural que ajuda a fornecer energia para as células, principalmente as musculares (os músculos estriados armazernam 95% do abastecimento de creatina no corpo). Ela oferece energia ao aumentar encontrada em alimentos como peixe e carne vermelhar. O consumo médio diário de alguém não vegetariano é a formação de trifosfato de adenosina (ATP) essencial para a transferência de energia no interior das células, e é cerca de uma grama. Isso engloba, aproximadamente, metade da creatina armazenada no organismo; a outra metade é sintetizada pelo corpo a partir de aminoácidos encontrados, principalmente, no figado e nos rins.

COMO FUNCIONA: Atividade de curta duracão e máxima intensidade precisam de energia gerada a partir do trifosfato de adenosina (ATP) e da fosfocreatina, que são armazenados no músculo. Exercícios que duram entre 10 e 30 segundos a um esforço máximo utilizam ATP produzida pela quebra do glicogênio. Mais, em exercícios repetitivos de alta intensidade que duram menos de 10 segundos, a fosfocreatina é a principal fonte de ATP. Assim, a função da suplementação é aumentar a quantidade de creatina no músculo, ajudando a maximizar a produção de ATP e fosfocreatina, que por sua vez, retardam a fadiga múscular.

creatina (8)

EFEITOS COLATERAIS: O mais comum é a rentenção de líquido. Em 1928, soube-se que a suplementação de creatina aumentava a massa corporal, mais estudos recentes surgerem que  isso ocorre devido á diminuicão da produção de urina e ao aumento da retenção de água durante os primeiros estágios da produção do composto. Embora os suplementos de creatina sejam úteis nos exercícios de curta duração, tenha cuidado com a dosagem e descubra se você realmente precisa deles.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.